quarta-feira, 10 de abril de 2013

Novo presidente da Confap faz uma análise sobre o papel do conselho no país


Presidente da Confap, Sergio Gargioni. (Imagem: reprodução)
Em entrevista dada ao portal do Conselho Nacional das Fundações de Amparo à Pesquisa (Confap) o presidente do órgão, professor Sergio Gargioni, ressaltou a importância dos investimentos na área da ciência, tecnologia e inovação e mostrou como pretende guiar sua gestão a frente do conselho.
“O mundo inteiro está investindo em inovação, de forma acelerada. Precisamos fazer o mesmo, recuperar o tempo perdido, não sermos mais tímidos”, contou Sergio Gargioni.
O Confap assume represente atualmente 26 Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa no Brasil. De acordo com Sergio Gargioni, a atuação do conselho está diretamente relacionada à ampliação do trabalho realizado em cada uma das fundações estaduais.
“A função articuladora do Confap é fundamental para o desenvolvimento das fundações, em sua totalidade, e em suas regionais. Seria muito difícil se o ministério, em Brasília, tivesse que traçar definições sobre todas as Faps, em tantas regiões do país. A nossa gestão será pautada pela competência gerencial com o objetivo de desfazer as amarras burocráticas, que travam os investimentos desse setor”.
Sobre as perspectivas frente ao conselho, o novo presidente defende o maior envolvimento das fundações de amparo à pesquisa com os parques industriais, no intuito de fomentar e concretizar ações no campo da inovação. Estreitar ainda mais os laços com as agências federais (CNPq, Finep, MCTI, entre outras) é outro plano de destaque em sua gestão.
Confira na integra a notícia no link.

Nenhum comentário:

Postar um comentário