segunda-feira, 22 de abril de 2013

A pesquisa desenvolvida por mulheres no Rio Grande do Norte vai ser destaque na sexta-feira

A Fundação de Apoio à Pesquisa do Rio Grande do Norte realiza na sexta-feira, 26, a cerimônia de premiação da 3ª edição do Prêmio FAPERN Mulher Pesquisadora. O prêmio tem como objetivo reconhecer e incentivar a pesquisa científica de relevância produzida por pesquisadoras que atuam no estado.

A solenidade de premiação acontece no auditório da governadoria, a partir das dez horas da manhã e vai contar com a presença da governadora Rosalba Ciarlini. O Prêmio é dividido em duas categorias, Pesquisadora Sênior e Jovem Pesquisadora.  A vencedora da categoria Sênior foi a professora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Helenice Vital e a vencedora da categoria Jovem foi a engenheira florestal  Rosimeire Cavalcante.

Helenice Vital é graduada em Geologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, tem mestrado em Geologia e Geoquímica pela Universidade Federal do Pará, doutorado e pós doutorado em Geologia e Geofísica Marinha pela Christian Albrechts Universitat Zu Kie, Alemanha e atualmente atua como professora titular em Geologia Marinha da Universidade Federal do Rio Grande do norte.  Na área da pesquisa, Helenice Vital tem atuado como coordenadora e pesquisadora de projetos de pesquisas nacionais e internacionais, com grande destaque para área de geologia marinha, em especial, geologia costeira.

De acordo com Helenice, sua área de pesquisa atua diretamente com o dia-a-dia da sociedade. “Esse trabalho é importante por quê? Para entender erosão costeira, por exemplo, e que tanto se fala hoje, é necessário saber o que está acontecendo no mar, na plataforma. Se a gente quiser resolver o problema de erosão jogando areia na praia é preciso saber onde se procurar a areia. É um assunto atual e importante”. Reforçou Helenice Vital.

Já a engenheira florestal  Rosimeire Cavalcante é formada pela Universidade Federal de Campina Grande, possui mestrado e doutorado em Ciências e Tecnologia da Madeira pela Universidade Federal de Lavras/MG, atua como professora dos cursos de Engenharia Florestal e Agronomia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e é professora do cursos de pós graduação em Ciências Florestais, Arquitetura e Urbanismo e Manejo Sustentável da UFRN.

Rosimeire Cavalcante foi laureada após apresentar um projeto que estuda a potencialidade energética na região do semi-árido a partir do uso sustentável da madeira.  Segundo Rosimeire, a pesquisa visa constatar a eficiência térmica de fornos a lenha e sua potência energética quando utilizadas pelo setor ceramista a partir de usos alternativos de biomassas como fonte de energia.

“A frente de pesquisa busca analisar a qualidade do produto, consumo e viabilidade da quantidade de resíduos quando produzidos por fornos do tipo caipira. A iniciativa objetiva reduzir a pressão da floresta nativa”, contou a vencedora da categoria Jovem Pesquisadora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário