sexta-feira, 12 de abril de 2013

FAPERN recebe representantes da Assesspro RN e Metrópole Digital


Cada vez mais as pessoas se interessam por produtos tecnológicos que, agregados a sua real função, ofereçam interatividade em tempo real. Esse interesse proporcionou em todo o mundo a valorização do mercado de desenvolvimento de softwares. No Rio Grande do Norte não é diferente, no entanto, a necessidade de profissionais deste setor no Estado ocasionou a falta de mão de obra especializada.

Visando suprir essas necessidades e buscando soluções e ações para o setor, a  Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Norte (FAPERN) teve um encontro com o presidente da Associação das empresas Brasileiras de tecnologia da informação, software e internet do Rio Grande do Norte (ASSESPRO-RN), George Bulhões e o diretor do Instituto Metrópole Digital, Ivonildo Rêgo.

Durante a reunião foi discutido se a FAPERN tinha soluções e ações para incentivar a área de desenvolvimento de software no Estado. Os recursos apresentados pela presidente da instituição foram o edital de Residência em Desenvolvimento de Software e o edital Doutores nas Empresas, este último com inscrições de projetos abertas.

Os editais apresentados são destinados a profissionais da área de Tecnologia da Informação e Software e tem como proposta inserir profissionais em empresas da região. O edital de Residência em Desenvolvimento de Software oferece bolsas residência e objetiva à ampliação do número de profissionais na área, além de incentivar a competitividade e a presença de empresas regionais nos mercados local e global.  

De acordo com o presidente da ASSESPRO-RN, George Bulhões, essa foi a primeira vez que a associação fez uma aproximação com a FAPERN. Segundo George Bulhões a reunião e os editais mostrados, acrescentados com o Metrópole Digital e os cursos das universidades e faculdades, geram perspectivas de melhora das necessidades do mercado. “A FAPERN está muito próximo do setor. Com o lançamento dos editais de Residência em Desenvolvimento de Software e Doutores nas Empresas haverá maior estímulos para os profissionais da área”, contou.

Ainda segundo George Bulhões, o Rio Grande do Norte possui bons programas reconhecidos a nível nacional e internacional, como de comunicação e educação, e afirmou que o Estado poderá aparecer no cenário nacional da inovação tecnológica nos próximos três anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário