terça-feira, 30 de julho de 2013

FAPERN lança programa de pesquisa em CTI

A pesquisa e o desenvolvimento tecnológicos são considerados um dos grandes fatores para o desenvolvimento econômico de um país. Sabendo disso diversas instâncias governamentais estão constantemente realizando ações que promovem o incentivo a pesquisa e o desenvolvimento tecnológico.  A Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Norte, FAPERN, seguindo a tendência nacional, está com um edital voltado para a pesquisa na área de ciência, tecnologia e Inovação. 

O projeto irá conceder três bolsas no valor de R$ 8.900,00 a professores visitantes sênior para atuarem na formação de novos grupos de pesquisa de pós-graduação.  As bolsas serão destinadas prioritariamente a universidades públicas com programas de pós-graduação no interior e que tenham sido menos apoiadas por agências de fomento como CNPq, FINEP e CAPES.  As inscrições do edital já estão abertas podem sem feitas até o início de outubro.

O projeto de Formação de Novos Grupos de Pesquisa propõe o aproveitamento, pelas IES do RN, da experiência de professores-pesquisadores de consagrado mérito científico e reconhecida experiência acadêmica para a realização de estudos ou pesquisas de alto nível. Além, o propõe a participação dos professores no desenvolvimento de planos, programas e projetos que contribuam para o aprimoramento e consolidação do desempenho científico-acadêmico das universidades envolvidas em áreas ainda não existentes e prioritárias para o desenvolvimento científico e tecnológico do Estado do Rio Grande do Norte. 

São requisitos para participar do Programa as instituições proponentes serem IES públicas com sede no Estado do RN e ter  Proposta Institucional considerando a inserção socioeconômica e cultural da instituição e suas vocações mesorregional, regional e nacional. Já para o professor visitante sênior são requisitos do edital ser portador do título Doutor, estar aposentado ou licenciado, possuir currículo na Plataforma Lattes do CNPq e ter sido docente ou pesquisador de reconhecida competência em sua área com produção científica relevante nos últimos oito anos.

As escolhas das propostas se darão por mérito acadêmico-científico do candidato, mérito acadêmico-científico do Plano de Trabalho proposto e da relevância  ou impacto do Plano de Trabalho quanto à criação de novo grupo de pesquisa em área prioritária para o RN, na IES pública. 

Os interessados devem enviar as propostas até o dia 08 de outubro ao endereço da FAPERN, no Centro Administrativo. O resultado preliminar das propostas será divulgado no dia 30 de outubro. O edital e outras informações sobre o Programa de Apoio à Formação de Novos Grupos de Pesquisa podem ser acessados no endereço da FAPERN.

Nenhum comentário:

Postar um comentário