quarta-feira, 10 de julho de 2013

CNPq anuncia vencedor do Prêmio José Reis e disponibilização de novas bolsas

O físico Ildeu de Castro Moreira é o vencedor do Prêmio José Reis de Divulgação Científica e Tecnológica realizado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Ildeu de Castro é professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro na área da física e desenvolve trabalhos divulgação científica. 


Ildeu de Castro durante palestra (Assecom FAPERN)
Em outubro do ano passado, a convite da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Norte (FAPERN), o pesquisador deu uma palestra sobre divulgação científica durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no estado. Durante o evento, Ildeu de Castro afirmou que as veiculações jornalísticas sobre ciência podem ser maiores e de fácil acesso a população. Segundo ele o aumento da divulgação de notícias científicas depende dos interesses dos veículos.

 “Economia não é um assunto fácil, apenas uma parcela bem pequena dos leitores, telespectadores e ouvintes entende o que se publica nas editorias de economia; porém não há jornal ou noticiário que não tenha a sessão de economia. Chamam-se economistas, jornalistas econômicos e se tenta o assunto para o nível de compreensão do público. E por que não se faz o mesmo com a ciência?”, contou Ildeu durante a palestra.


Além da divulgação do vencedor do Prêmio José Reis, o CNPq anunciou a disponibilização de bolsas de produtividade para atuação em Divulgação Científica. O anuncio se deu após os pedidos de pesquisadores e assessores do Comitê de Assessoramento de Divulgação Científica.


As bolsas irão contemplar dois perfis. O primeiro direcionado a Produtividade em Pesquisa (PQ), cujo candidato será avaliado pelo mérito científico do projeto e o segundo perfil será o de Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora (DT) o qual o candidato será avaliado por sua contribuição em divulgação científica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário