sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Tabela periódica pode crescer

Via Jornal da Ciência    

Cientistas apresentaram novas evidências da existência de um elemento com número atômico 115. Altamente radioativo, ele permanece estável por menos de um segundo antes de decair.

A pesquisa, publicada na revista "Physical Review Letters", foi liderada por Dirk Rudolph, professor de física atômica da Universidade de Lund, na Suécia. O experimento foi realizado no laboratório de pesquisa GSI na Alemanha, onde cientistas já descobriram outros seis novos elementos.

Para Rudolph, a descoberta pode ser considerada uma das mais importantes dos últimos anos. Ele lembrou que ainda é necessária a confirmação independente do número exato de prótons.

Relatado pela primeira vez em 2004 por pesquisadores russos, o elemento superpesado ainda precisa ser homologado na Assembleia Geral da União Internacional de Química Pura e Aplicada (Iupac, na sigla em inglês).

A tabela periódica do Iupac, atualizada em maio de 2013, ainda não inclui o novo elemento. Porém, ele já é citado nas observações da tabela, numa espécie de nota de rodapé. Este é um reconhecimento das fortes evidências da existência do elemento 115, assim como os de número atômico 113, 117 e 118.

Nenhum comentário:

Postar um comentário