sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Cérebro atua em rede para formar imagem corporal

Com informações do jornal O Globo
 

O neurônios do córtex tátil e motor, que percebem e controlam os movimentos, também podem responder a estímulos visuais. A descoberta, feita em experimento conduzido em macacos pelo brasileiro Miguel Nicolelis na Universidade Duke, nos EUA, sugere que o cérebro atua em rede para formar nossa imagem corporal, abrindo caminho para uma melhor integração de próteses controladas pelo pensamento por meio das chamadas interfaces cérebro-máquina, facilitando e dando mais fluidez à sua movimentação. Foco das pesquisas de Nicolelis, estas interfaces estão por trás do projeto "Andar de novo", no qual o cientista brasileiro pretende demonstrar o primeiro exoesqueleto controlado pelo cérebro que permita a uma pessoa paralisada dar o pontapé inicial na cerimônia de abertura da Copa do Mundo de 2014 em São Paulo.

- O estudo mostra pela primeira vez que o córtex somatossensorial pode ser influenciado pela visão, o que vai de encontro a tudo que está escrito nos livros de neurociência - comentou Nicolelis, principal autor de artigo sobre o experimento, publicado na edição desta semana do periódico científico "Proceedings of the National Academy of Sciences" (PNAS). - Esta descoberta apoia nossa teoria de que o córtex não está segregado em áreas que lidam com apenas uma função, como toque e visão.

Pesquisas anteriores já mostraram que o cérebro cria uma imagem interna espacial do corpo que é constantemente atualizada por informações como toques, dores, temperatura e pressão recebidas da pele, juntas e músculos, assim como sinais visuais e auditivos, no que é conhecido como sistema somatossensorial. Um exemplo deste processo é a chamada "ilusão da mão de borracha", fenômeno no qual pessoas desenvolvem uma sensação de posse de uma mão falsa quando a vem sendo tocada ao mesmo tempo que sua mão verdadeira, escondida de sua vista, também é tocada.

Nicolelis e sua equipe decidiram então procurar as causas fisiológicas desta ilusão. No experimento, dois macacos observaram um braço virtual sendo tocado por uma bola também virtual em uma tela enquanto seus braços reais também eram tocados, desencadeando uma resposta de seu sistema somatossensorial. Depois, porém, eles observaram apenas a bola e o braço virtuais se tocando, mas mesmo assim seus sistema somatossensorial respondeu ao "toque".

   


Nenhum comentário:

Postar um comentário