segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Estudo de nêutrons é tema de evento realizado pela UFRN

O Instituto Internacional de Física da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, realiza até o dia 14 deste mês, o evento "Escola sobre os Fundamentos do Espalhamento de Nêutrons". A escola teve início na terça-feira, 3, e ocorre no auditório do Departamento de Física Teórica e Experimental da UFRN, no Campus Central.

O encontro pretende introduzir aos participantes a maioria das áreas em que utiliza-se o espalhamento de nêutrons. Além de cientistas e estudantes brasileiros, participam também do evento pesquisadores da Argentina, Taiwan, EUA, França, Dinamarca, Austrália, Suíça, entre outros países.

Estão sendo discutidas técnicas de espalhamento de nêutrons utilizadas não somente por físicos, mas também por químicos, biólogos e cientistas que lidam com materiais. Os nêutrons, como é de conhecimento geral, são aquelas partículas de carga neutra que, juntamente com os prótons, compõem os núcleos atômicos.

O espalhamento de nêutrons é uma ferramenta que os cientistas usam para investigar estrutura e movimento de átomos em materiais. "Essa técnica é normalmente usada pelos físicos, mas químicos, engenheiros e biólogos estão usando cada vez mais nêutrons para ajudar em suas pesquisas", disse um dos organizadores do evento, o professor Jason Gardner, do Centro de Pesquisa Nacional em Radiação Síncrotron (NSRRC, na sigla em Inglês), de Taiwan.

O objetivo da escola é iniciar a criação de uma comunidade de "espalhadores de nêutrons" no Brasil. "Essa é uma técnica poderosa para o estudo de materiais e o Brasil é uma potência emergente no mundo da ciência", disse o professor Gardner. "Os cientistas brasileiros devem então passar a usar muito mais essa técnica", completou.

Outras informações, como a programação e resumos de palestras estão disponíveis no site www.iip.ufrn.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário